Verifique a documentação antes de casar

27/07/2014
documentação para casar

A primeira coisa a fazer quando se pensa nos documentos do casamento é verificar se o cartório que você vai dar entrada no casamento exige a certidão original que você tem ou se tem que ser uma certidão atualizada. Como alguns cartórios exigem que as certidões sejam atualizadas (se morarem fora do estado de São Paulo), deve-se ligar no cartório em que foram registrados (ou casados) e pedir uma segunda via da certidão. Não é preciso se deslocar até o cartório para isso, basta pedir para enviarem a certidão para a sua casa pelo correio. Para moradores do estado de São Paulo, pode-se pedir uma certidão eletrônica.

Outra coisa importante de se saber é que ao dar entrada no casamento, a maioria dos cartórios não devolve as certidões originais. Se você quiser as certidões de volta, terá fazer um pedido de desentranhamento das certidões.

A segunda coisa a fazer é verificar o R.G. e as certidões dos noivos. O nome dos noivos e dos pais dos noivos precisam estar escritos exatamente como estão nas certidões deles (nascimento se forem solteiros e de casamento com averbação de divórcio se forem divorciados), porque o cartório prepara todos os documentos do casamento baseado nas certidões (e não de acordo com o R.G. ou carteira de motorista). Por isso se houver alguma divergência de nomes ou datas entre estes dois documentos (certidões e R.G.), será necessário corrigir antes de dar entrada nos papéis de casamento no cartório.

Para mais informações sobre todos os documentos necessários para o casamento civil, acesse Documentos Necessários.