Testemunhas e padrinhos

Os noivos vão precisar de testemunhas em duas ocasiões do casamento civil:

1) Ao dar entrada no casamento

Antes da cerimônia, ou seja, na hora de dar entrada no casamento no cartório, serão necessárias as assinaturas de 2 testemunhas no total, uma para o noivo e outra para a noiva.

Não precisam ser casal, podem ser dois homens ou duas mulheres, o importante é que sejam maiores de 18 anos, porque irão declarar que conhecem os noivos e que não existe nenhum impedimento legal para se casarem, respondendo civil e criminalmente pelo que estão declarando. Podem ser amigos ou parentes (menos pai e mãe).

2) Na hora da cerimônia

As testemunhas que assinam no dia da cerimônia são chamadas de padrinhos. São geralmente 2 pessoas no total, uma para o noivo e outra para a noiva, mas pode variar dependendo do tipo de casamento (saiba mais em Onde Casar). Também não precisam ser casal, mas precisam ser maiores de 18 anos.

Observações

Se os noivos não puderem levar as testemunhas no dia de dar entrada no casamento no cartório, os próprios noivos podem fazer os documentos das testemunhas para levarem ao cartório preenchidos e com as assinaturas reconhecidas.