Como funciona o casamento comunitário?

09/03/2017
casamento comunitário

Casamento comunitário ajuda a sociedade e os noivos

O casamento, seja ele civil ou religioso é o sonho da maioria dos casais brasileiros. Hoje vamos falar sobre uma das formas de realizar esse sonho através do casamento comunitário.

O que é o Casamento Comunitário?

O casamento comunitário ou coletivo é a celebração matrimonial dada pela união de vários casais ao mesmo tempo.

Como funciona o Casamento Comunitário?

Os casamentos comunitários civis, normalmente são realizados através de campanhas ou com apoio das prefeituras e/ou câmaras municipais das cidades que os oferecem. Para isso, esses órgãos, através de comunicados e avisos, anunciam quais são os requisitos necessários pra obter este benefício bem como e quando serão feitas as inscrições para participar do casamento.

Há pagamento no casamento comunitário?

As taxas do casamento civil comunitário, são diminuídas ou ausentes dependendo das cidades, e o cartório normalmente doa seus serviços na celebração em favor da comunidade. Esse casamento é uma opção para os casais que não tem condições de arcar com as despesas do casamento.

E para casamentos comunitários religiosos?

No caso de casamentos comunitários religiosos, paróquias, tribunais e igrejas normalmente estão por trás das campanhas de realização dos casamentos. A participação no casamento pode ter taxas, ou ser gratuito, cabendo ao organizador da campanha orientar os noivos sobre isso. O importante nessa celebração é sempre estar atento a quem está oferecendo a celebração religiosa e se essa condiz a sua crença.

Em ambas as celebrações, é sempre importante verificar o período de inscrições para os casamentos e também a documentação necessária para o casamento civil. Olhar calendários das prefeituras, câmara, paróquia da sua região, ou campanhas de casamento comunitário realizados pelo estado em que os noivos residem.