Convenção de Haia e a legalização de documentos para casar

15/08/2016
Convenção de Haia

Agora é possível fazer a legalização de documentos de brasileiros em cartórios

Depois de mais 50 anos de espera, ontem (14 de agosto) o Brasil entrou para a Convenção de Haia, que é um tratado que simplifica e agiliza a legalização de documentos brasileiros a serem usados no exterior e documentos estrangeiros para serem usados no Brasil.

Com o Decreto n° 8.660/2016, aprovado em janeiro, os documentos públicos estrangeiros não serão mais legalizados pelos Consulados do Brasil no país de origem e passarão a ser legalizados em Departamentos/Escritórios autorizados para estrangeiros.

Os documentos brasileiros serão legalizados em qualquer Cartório das Capitais brasileiras.

Apesar do Brasil começar a fazer parte da Convenção de Haia agora, a maioria dos cartórios ainda não recebeu o papel moeda para fazer as legalizações e não se tem notícia de como será o procedimento por completo nos cartórios e sobre o atendimento aos brasileiros que necessitam legalizar seus documentos.

Em nosso site, se encontram todas as informações de como fazer a legalização dos documentos, e também um formulário para solicitar pessoalmente o agendamento para a ir ao cartório fazer o procedimento de legalização dos documentos brasileiros.

Para mais informações sobre documentação, casamento civil e casamento com estrangeiros, curta nossa página no Facebook.