Quando mudar o status de relacionamento?

 

Todos namorados de longos anos ou pessoas que vivem em um relacionamento sério há muito tempo provavelmente já chegaram na fase em que não sabem mais o que o relacionamento se tornou. A evolução para um casamento ainda é um pensamento distante, mas o relacionamento é sério o suficiente para dividirem contas, carro e quem sabe até uma casa, porém como saber quando é namoro ou uma união estável? Hoje te ajudamos a tirar essa dúvida.

Do ponto de vista legal, mesmo alguém que namore há 10 anos pode não estar em uma união estável, mas porque isso? A união estável parte de algumas premissas estabelecidas pelo Código Civil:

 

Relacionamento que tenha convivência pública

 

Segundo o código civil o relacionamento deve ser de conhecimento público, onde o relacionamento e o casal são reconhecidos pela sociedade como família;

 

Relacionamento que tenha convivência contínua e duradoura

 

O relacionamento não exige mais de tempo específico para ser considerado uma união estável, mas precisa ser continuo não podendo ser casual e que mantenha-se uma estabilidade.

 

Relação estabelecida com objetivo de constituir família

 

Esse requisito é o que define a união estável de um namoro, já que o casal deve ter a intenção de constituir família e normalmente fazem a união estável justamente por já terem filhos, mas não podem ou querem se casar no momento.

Antes de tomar a decisão de mudar o status do relacionamento, vale lembrar esses pontos mencionados acima e que posteriormente a união estável pode ser desfeita ou convertida em casamento.

Para mais informações sobre união estável e casamento civil, acesse o site do Casamento Civil.

Tags: , ,