Quais são os prazos do casamento civil?

23/08/2016
prazos do casamento civil

Qual é o prazo para me casar?

O casamento civil é muito mais fácil do que as pessoas imaginam, porém, os prazos estipulados entre a entrada do processo de habilitação e o dia da cerimônia devem ser considerados no planejamento do seu casamento.

Qual o prazo para dar entrada no casamento?

Primeiramente, deve ser escolhido o tipo de casamento que vai ser realizado (em cartório, diligência, religioso com efeito civil ou união estável) para se ter noção da documentação exigida e assim dar entrada no casamento.

Em média, é aconselhável verificar a documentação exigida pelo cartório em que os noivos vão dar entrada no casamento com 4 meses de antecedência, pois, surgido algum imprevisto como, a necessidade de certidões de nascimento atualizadas, ou R.G., sobre tempo para reunir a documentação correta e atualizada.

O prazo para dar entrada no processo de habilitação do casamento é de 30 a 60 dias antes da data pretendida da cerimônia. Então, aqueles pretendem casar no cartório no mesmo dia do casamento religioso, como de costume, devem-se atentar para os prazos que o cartório escolhido fornece.

O mais importante disso tudo, é sempre verificar os documentos exigidos pelo cartório que os noivos vão dar entrada no casamento civil, para evitar surpresas desagradáveis no caminho ao altar.