Como dar entrada no casamento com Procuração Particular

05/09/2016
Procuração Particular para dar entrada no casamento

Posso dar entrada no casamento com uma procuração particular?

Com a correria do dia a dia, muitas vezes os noivos não têm a possibilidade de ir ao cartório dar entrada no casamento. Pensando nisso, o CasamentoCivil.com.br elaborou um documento para ajudar os noivos.
A Procuração Particular para dar entrada no casamento é o documento que autoriza outra pessoa a ir ao cartório no lugar do noivo ou da noiva para dar entrada no casamento. Esse documento é útil para casais que moram em estados ou cidades diferentes.

Este é documento que exige o reconhecimento de firma de quem assinou (o noivo ou a noiva) então, antes de adquirir, os noivos precisam ter certeza que possuem firma aberta em algum cartório aqui no Brasil e informar ao procurador(a).

Como dar entrada no casamento com a procuração particular:

Exemplo: o noivo brasileiro que está no exterior e tem firma aberta em algum cartório aqui no Brasil pode fazer a procuração particular, enviar para o procurador(a) no Brasil reconhecer a assinatura dele para depois o mesmo dar entrada no casamento por ele.

Esta Procuração serve somente no caso do noivo ou a noiva não forem para dar entrada no processo de casamento, ou seja, não serve para o dia da cerimônia.

Com o aceite da Procuração Particular, os noivos podem, através dos dois procuradores e as 2 testemunhas dar entrada no casamento no cartório e assim só comparecer no dia da cerimônia.

A Procuração Particular serve em todos os casos?

O documento com firma reconhecida para dar entrada no casamento é usualmente aceito. Porém, alguns cartórios pedem a Procuração Pública (que é feita no próprio Cartório ou Consulado), por isso, aconselhamos verificar se o seu cartório aceita a procuração particular.

Curta nossa página no Facebook e fique sabendo mais informações de como se casar no civil e tudo referente a registros e documentação.