É possível se casar em uma semana?

 

O prazo para se casar normalmente é de no mínimo de 30 dias até a data desejada e de no máximo 60 dias, mas alguns noivos, devido problemas com agenda ou viagens, ficam impossibilitados de esperar esse prazo. Alguns cartórios na capital de São Paulo, realizam casamentos em 16 dias, que é na verdade o prazo mínimo estipulado por lei, mas se os noivos precisarem casar antes disso, é possível pedir a Dispensa de Proclamas.
A Dispensa de Proclamas é quando os noivos precisam se casar antes do prazo estipulado por lei, ou seja, antes de 16 dias corridos.

Para que a dispensa de proclamas seja concedida, é necessário que os noivos tenham algum motivo realmente importante, como mudança de emprego para outro país, doença grave, etc.

Os noivos devem formalizar um pedido por escrito endereçado ao Cartório de Registro Civil no dia que estiverem dando entrada no casamento, para que esse possa ser encaminhado ao Juiz Corregedor, explicando e comprovando com documentos, os motivos pelos quais precisam se casar com tanta urgência. O Juiz Corregedor vai analisar o caso e pode dispensar ou não para que o casamento se realize antes dos 16 dias corridos.

 

Tags: , , , , ,