Dissolução de união estável

Para quem teve uma união estável com alguém e quer se separar ou já está separado de fato, é recomendável fazer este cancelamento da união estável por escrito para ficar documentado que houve uma separação e que as duas partes estão de acordo.

Para cancelar ou desfazer a união estável é necessário que seja feito um documento em que ambos, de comum acordo, declaram que a partir de uma determinada data não estão mais juntos, não devendo nada um para o outro.

É muito importante fazer o cancelamento da união estável, pois libera assim ambos de iniciarem um novo relacionamento, evitando problemas futuros.

Este documento pode ser feito até mesmo online (veja mais detalhes abaixo).

Se a separação não for de comum acordo, é necessário contratar um advogado para dissolver a união estável.

...

Dissolução de União Estável

O documento pode ser feito online, sem advogado, desde que seja de comum acordo, sem filhos menores (ou com filhos maiores de idade) e sem bens a partilhar. Este documento pode ser assinado pelos declarantes separadamente, ou seja, cada um assina de onde estiver. Depois de preenchido basta levar no cartório para reconhecer as assinaturas e a Declaração de Dissolução de União Estável estará pronta.

Saiba mais

Planeje seu casamento

Ferramentas para planejar seu casamento:

Casamento Civil

Casamento Religioso e Festa